Quartzo
Quartzo
Com a paixão da Seiko, o Seiko Quartz trouxe inovação à história dos relógios de pulso.
O relógio de quartzo, desenvolvido em 1969, revolucionou a relojoaria convencional. Este é um relógio que tem no seu núcleo um oscilador de quartzo para garantir precisão. O corpo cristalino de um cristal, cortado com uma forma específica, tem como característica a capacidade de gerar uma vibração constante e regular quando recebe uma carga elétrica. Ao longo dos anos existiu a ideia de que esta propriedade eléctrica específica dos cristais podia ser usada como base para a precisão da cronometragem. No entanto, para tirar partido do cristal de quartzo, cuja excelência em termos de precisão tinha sido demonstrada, no mundo dos relógios de pequena dimensão, tinha que ultrapassar muitos obstáculos.
Em 1969, a Seiko conseguiu solucionar todas estas questões, e disponibilizou mundialmente, pela primeira vez, um relógio de pulso de quartzo comercialmente viável. Tinham passado dez longos anos desde o início do plano de desenvolvimento de um relógio baseado na oscilação de um cristal no laboratório de Suwa Seikosha. Para desenvolver um relógio de pulso de quartzo para uso cotidiano, foram criadas tecnologias únicas, disponibilizadas apenas pela Seiko. É o caso da adoção de um oscilador de cristal cortado com a forma de um diapasão, e o desenvolvimento de um circuito integrado e de um motor de passo, para operar correctamente os sinais do oscilador de quartzo. Adicionalmente, com uma paixão por transformar o futuro dos relógios de pulso, a Seiko não procurou monopolizar os direitos de patente sobre estas tecnologias únicas, e tornou-as acessíveis ao mundo inteiro. Mais tarde, muitas tecnologias fornecidas pela Seiko tornaram-se padrões mundiais, e contribuíram para o desenvolvimento dos relógios de pulso de quartzo atuais.
Criação de cristais artificiais, fontes para um oscilador de quartzo.
O primeiro relógio de pulso de quartzo no mercado [Seiko Quartz ASTRON]
Lançado no dia 25 de Dezembro de 1969, este relógio revolucionou a história do tempo. Tratava-se do "Seiko Quartz ASTRON". A frequência do quartzo na altura era de 8.192 Hz, um quarto da frequência atual. Uma das principais características do relógio era o movimento do ponteiro dos segundos, graças à montagem de um motor de passo aberto, que veio a se tornar um símbolo dos relógios de quartzo.